sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Roda de conversa sobre a rede de proteção da infância no IFB


O IFB - Campus São Sebastião realizou no dia 02 de outubro de 2019 uma roda de conversa com a participação dos estudantes do curso de Monitor Infantil sobre a importância dos Conselhos Tutelares. A convite do professor Wesley Oliveira, Eu, ex- Conselheiro Tutelar, e Gabriela Martins, Assistente Social, fomos convidados a refletir e levantar pontos acerca da Rede de Proteção da infância e juventude, do Sistema de Garantias de Direitos, Conselho Tutelar e apresentar a Carta Compromisso do movimento Florescer pela Infância.

Com a aproximação das eleições para eleger Conselheiros e Conselheiras Tutelares, esse bate papo elucidou pontos importantes acerca da importância e do papel do Conselho Tutelar para a comunidade. Para um Conselho Tutelar ativo e efetivo é preciso uma rede de proteção articulada e de políticas públicas que consigam atender de forma equânime toda a população. O que é ainda um imenso desafio que perpassa pelas diferentes esferas políticas, econômicas, sociais e culturais.

Mesmo após quase 30 anos da implementação do ECA, os índices de violação aos direitos de crianças e adolescentes são alarmantes. A falta de creches, de espaços lúdicos, ausência ou má gestão das políticas públicas voltadas para a infância, acesso ao esporte, cultura e lazer, abusos, negligência, abandono etc. ainda fazem parte da realidade de muitas crianças na nossa comunidade. E precisamos reconhecer a nossa responsabilidade em relação a tudo isso.

Participar, se mobilizar e buscar conhecer mais sobre o campo da infância e juventude é um primeiro passo para começarmos a tratar a criança e o adolescente, conforme preconiza a Constituição de 88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com PRIORIDADE ABSOLUTA.

Para conhecer o conteúdo da carta compromisso do movimento Florescer pela Infância acesse:

https://www.florescerpelainfancia.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário