É uma proposta que contempla áreas essenciais para uma educação de qualidade, como o respeito às diferenças e o multiculturalismo. Apresenta no seu escopo o compromisso com uma visão holística da preservação do planeta.
Em 1897 John Dewey escrevia em Mi credo pedagogico que a escola deve representar a vida presente, uma vida tão real e vital para a criança como a que vive em sua casa, no bairro ou no campinho de futebol. (SANTOMÉ)
De acordo com SANTOMÉ, quais estratégias ajudam a desvelar as questões de valores implícitas nas diversas propostas ou soluções disciplinares e que permitem constatar com maior facilidade dimensões éticas, políticas e socioculturais?
A educação está se caracterizando obrigatória por seu interesse em integrar campos de conhecimento e experiências que facilitem uma compreensão mais reflexiva e crítica da realidade. A concepção primordial da escola é favorecer ao aluno o acesso ao conhecimento cultural, por meio de processos de ensino-aprendizagem que estejam intrinsecamente ligados. A gestão procura a participação efetiva de toda a comunidade escolar e buscar fortalecer instituições como o conselho escolar.
Santomé diz que o currículo pode ser organizado não só em termos de disciplinas como costuma ser feito, mas de núcleos que ultrapassam os limites das disciplinas, centrados em temas, problemas, tópicos instituições, períodos históricos, espaços geográficos, grupos humanos. Verificamos que o PPP do CAIC Santa Paulina faz uma incursão na formação da comunidade a partir dos aspectos históricos da cidade do Paranoá e Itapoã, explicitando os problemas socioeconômicos que acabam por interferir no processo ensino-aprendizagem.
A gestão escolar conta com 09 pessoas. Dentre estas estão uma supervisora administrativa e uma pedagógica e um chefe de secretaria. Essa equipe consegue integrar uma série de projetos que visam a melhoria da qualidade do ensino.
A escola recebe atendimento dos programas educacionais e sociais do GDF e Governo Federal como Passe estudantil, Renda minha, atendimento odontológico, oftalmológico, PDE ESCOLA, Mais educação/Educação integral.
O conselho escolar da escola procura, a partir do currículo da educação básica das escolas publicas do DF, garantir a participação ativa da comunidade escolar na gestão da escola e na elaboração do PPP. Outras ações do conselho resume-se em avaliar, aprovar, auxiliar, analisar, consultar, fiscalizar, auxiliar, registrar, denunciar e aprovar. Tornando-se o conselho um instrumento de tomada de decisões coletivas e resoluções de conflitos com participação efetiva de todos.
Um outro dispositivo utilizado na escola é a Associação de Pais, Alunos e Mestres – APAM visa promover maior interação e participação da comunidade escolar.
Há na escola o Atendimento Educacional Especializado (AEE) garantindo assim o direito a educação para todos, reconhecendo e atendendo as particularidades de cada aluno.
A escola entende que educação não é tarefa exclusiva de professores e especialistas, mas constitui um plano comum da sociedade, no sentido de preparar o individuo para a sociedade do futuro. Os professores precisam estar em constante formação, mas a escola não conta com projetos que estimulem a formação continuada de professores.
Em relação a consultoria e assessoramento a escola conta com a Equipe Especializada de Apoio a Aprendizagem que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem por meio de ações institucionais preventivas e interventivas, visando a superação de contradições entre as práticas educativas e as efetivas demandas dos sujeitos.
A infraestrutura e a organização da escola são fatores determinantes para o alcance dos objetivos, pois segundo o PPP a estrutura física também educa e os valores e a cultura da escola se expressam na sua forma de organização. Assim sendo a escola tem elaborado um plano de metas e estratégias para alcançar os objetivos propostos.
Entretanto o SOE encontra-se inativo por falta de Orientadores Educacionais. E a fala de outros profissionais como, neurologistas, psicólogos e dentistas, são problemas frequentes.
A consequência da implementação de um currículo que integre conhecimentos é que os alunos os alunos aprendem mediante um modelo de ensino-aprendizagem especifico e determinado por variáveis sociais, políticas e culturais que interagem em um determinado espaço geográfico e certamente o PPP é um dispositivo que muito auxiliará nessa caminhada.
Maiores informações:
*Este texto é parte de uma análise de currículo feita na disciplina CURRICULO da Faculdade Educação - UnB.
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