Associação Ludocriarte promove Seminário sobre Governança



No dia 31 de agosto de 2019, a Associação Ludocriarte, em parceria com o IFB - Campus São Sebastião e outras 07 OSCs locais, promoveu o II Seminário Ação em Rede que tratou sobre Governança Institucional: estratégias para a captação de recursos no Terceiro Setor. O evento contou com a participação de dois grandes nomes na área do Terceiro Setor: Ilda Peliz e João Paulo Vergueiro.



A atividade iniciou com um panorama sobre o contexto histórico das Organizações da Sociedade Civil atuantes em São Sebastião, apresentado por Francisco Beto, dirigente da instituição Evolução. A professora Renata Mello, responsável pelo acompanhamento jurídico e contábil das 07 instituições participantes do projeto Ação em Rede, apresentou um relatório parcial acerca do desenvolvimento das instituições quanto ao plano de trabalho, planejamento estratégico e atualização da documentação necessária para realização de cadastro no CDCA/DF – Conselho da Criança e do Adolescente. Rumo à etapa final do projeto, das 07 instituições, 05 estão com toda a documentação em dia e aptas a se cadastrarem no CDCA/DF.





Em seguida, Ilda Peliz ressaltou a importância da análise documental e a construção de um projeto social que tenha bem identificado as necessidades reais de cada instituição. Teceu considerações acerca da competitividade, concorrência, globalização e fusão de empresas e alertou que são necessárias estratégias bem elaboradas e articuladas para obter destaque e trazer reais mudanças para a sociedade. “Uma estratégia importante é uma boa gestão e legitimidade, imagem com envolvimento da população e reconhecimento, possuir o SEBAS para levantamento de outros recursos, transparência e eficiência para fazer mais com menos”, destacou a palestrante. Ilda Peliz também alertou sobre a importância de evitar parcerias com doações ilícitas e vulneráveis de forma negativa, que possa comprometer o futuro ou indeferir o projeto. Por último, ela destacou a importância de fazer o controle interno, o planejamento, o cuidado com finanças de cada projeto, o acompanhamento dos resultados e alcance dos objetivos propostos. "Seguindo esses passos é possível chegar ao sucesso e realização de parcerias que garantam a longevidade institucional", finalizou.








João Paulo Vergueiro veio diretamente de SP e levantou questões pertinentes quanto a importância da profissionalização e estruturação da gestão das Organizações e Institutos. “As instituições são Associações, um conjunto de pessoas por uma causa”, destacou. O palestrante convidado teceu considerações acerca da estruturação da gestão e da necessidade de se ter bem definido quem toma ou tomará as principais decisões. A mudança no quadro hierárquico da instituição também pode ser uma medida prática para uma boa governança. Tirar a centralidade do poder das mãos do presidente e criar um Conselho gestor é algo que vem dando certo para instituições com trabalho reconhecido. Este processo pode acontecer de duas formas: o Conselho pode tomar as decisões e os presidentes e diretores executam, mas também pode acontecer essa troca entre a decisão e a execução. Entretanto, João Paulo diz que é fundamental separar as instâncias de decisão e execução para uma melhor organização estratégica da Governança e que as Organizações deveriam criar um Conselho deliberativo e voluntário junto a uma equipe executiva remunerada e contratada.





Após as colocações dos especialistas, tivemos a exibição de um vídeo produzido por jovens participantes do projeto Ação em Rede com falas de diversos dirigentes de entidades locais sobre suas percepções acerca da governança institucional. O vídeo deu início a um longo debate, com bastantes questionamentos e muitas trocas. Ao final, o Fórum de Entidades Sociais foi reativado e terá sua próxima reunião marcada para acontecer ainda no mês de setembro.





A atividade contou com a representação de cerca de 35 instituições e um público de 143 pessoas e foi parte do projeto Ação em Rede que reúne jovens e dirigentes de 7 instituições socioculturais da cidade e oferece formação e profissionalização especializada às instituições para adequação do modelo de gestão relacionado ao cumprimento do processo de registro junto ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA/DF. Foi sem dúvida uma grande oportunidade de encontro e troca de experiências entre representantes de Organizações da Sociedade Civil, atuantes em São Sebastião, e especialistas de expressão nacional.


O projeto Ação em Rede é financiado com recursos do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente do DF (FDCA/DF)

Confira mais fotos do evento clicando aqui.
Fotos de Nathália Silva e Vanessa Íris.


Eu Isaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram