quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Crianças e adolescentes do Projeto O Farol avançam no Karatê em emocionante exame de faixa

No último domingo, 1º de dezembro, o Projeto O Farol, iniciativa da W6 Organização Social em parceria com o Ministério do Esporte, realizou o aguardado exame de faixa de seus alunos de Karatê. O evento, que aconteceu no Morro da Cruz, em São Sebastião, reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes em um dia de superação, disciplina e celebração.

Os jovens praticantes demonstraram suas habilidades em apresentações de Kata e Kihon, técnicas fundamentais da arte marcial, sob os olhares atentos de avaliadores renomados: Sensei Leonardo Dimas, Sensei Adriano de Jesus, Sensei Dayse Pumar e Sensei Angélica Gama, que também é cofundadora e presidente da W6 Organização Social. Durante a cerimônia, os participantes foram promovidos a novas graduações, com faixas nas cores azul, amarela e vermelha.

Além das graduações, houve a entrega do prêmio Dojokun,  conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes do esporte e inspirado no Bushido. (Código de honra e regras dos Samurais) que ensina valores, virtudes, como justiça, coragem, benevolência, educação, honra e lealdade.  Este foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. As homenageadas foram Anne Karoline de 14 anos e Kaila Eloá de 13 anos, reconhecidas por seus desempenhos e dedicação ao projeto.


Renata Aguiar, mãe de duas crianças participantes, destacou a importância do projeto na vida de sua família. "O Karatê fez muita diferença na vida dos meus filhos. Antes, eles ficavam muito à toa. Agora, estão ocupados, aprendem disciplina e se emocionaram muito no exame. É um projeto social que impacta tanto as crianças quanto os pais," disse ela.

O evento reforçou a importância do Karatê como ferramenta de transformação, não apenas física, mas também emocional e social, preparando os jovens para enfrentar desafios dentro e fora do dojô.

Com cerca de 170 crianças e adolescentes matriculados atualmente, o Projeto O Farol Esporte Educação oferece aulas gratuitas de Karatê, além de atividades como tênis de mesa, jogos de tabuleiro e oficinas pedagógicas. Voltado para estudantes da rede pública e de baixa renda, o programa visa desenvolver habilidades como disciplina, coordenação motora, respeito ao próximo e autoconfiança.

O exame também marcou a despedida da Sensei Verônica Oliveira, professora das turmas desde Março, e grande incentivadora do Projeto. 

A partir de agora, o Sensei Luiz Gustavo assumirá o comando das aulas, dando continuidade ao trabalho de formação de caráter e valores.

O Projeto O Farol é um exemplo de inclusão e transformação social por meio do esporte e da Educação e visa contribuir com o desenvolvimento humano das crianças que fazem parte do mesmo.  Há 5 anos esse projeto desenvolve várias atividades dentro do Morro da Cruz e São Sebastião.

Para quem deseja ingressar, é necessário entrar em contato com a secretaria do projeto para verificar a disponibilidade de vagas e incluir o nome na lista de espera. Contato: 61.983793753 ou @w6org no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário