Foto: Helô Nunes |
No dia 04 de novembro, das 08:00 às 12:00, o auditório do CED São Francisco (Chicão), em São Sebastião-DF, foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade local. A Reunião Livre, organizada pelo Fórum das Organizações Sociais de São Sebastião-DF, reuniu aproximadamente 50 pessoas em uma atividade preparatória de discussões prévias e sistematização de pontos prioritários que a comunidade deseja que sejam considerados na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).
Foto: Professor Elias |
Foto: Professor Elias |
O PDOT é um instrumento fundamental para o planejamento e desenvolvimento urbano da região, e a participação ativa da comunidade é essencial para garantir que suas necessidades e anseios sejam contemplados.
O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, moradores, líderes comunitários, representantes da área rural e demais interessados em discutir as questões da cidade e formular propostas para a revisão do PDOT. A reunião teve como objetivo debater pontos-chave em oito eixos temáticos:
- Habitação e Regularização Fundiária
- Gestão de Valorização Social da Terra
- Ruralidades
- Território Resiliente
- Meio Ambiente e Infraestrutura
- Mobilidade
- Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades
- Participação Social e Governança
Para tornar as discussões mais produtivas, os participantes se dividiram em grupos de trabalho que abordaram três eixos específicos: Meio Ambiente e Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, e Participação Social e Governança.
Eixo Participação Social e Governança Foto: Isaac Mendes |
Eixo Meio Ambiente e infraestrutura Foto: Isaac Mendes |
Eixo Habitação e Regularização Fundiária Foto: Helô Nunes |
Além disso, foram apresentadas considerações e propostas relacionadas às questões de Ruralidades e Mobilidade, destacando a importância desses temas para o desenvolvimento equitativo e sustentável da região.
Para Francisco Neri, trabalhador do SUAS, "A reunião livre sobre o PDOT representou um momento significativo para a troca de saberes e experiências locais, como também para problematizar os desafios resultantes do crescimento desordenado e a carência de políticas públicas para atender as populações dos novos bairros e áreas consolidadas, porém, ainda não regularizadas. Enfim, foi relevante para a discussão do território que temos e daquele que queremos para os próximos anos. Muito importante para reforçar a urgência pela regularização das áreas urbana e rural de São Sebastião e a definição de áreas de uso social que comportem a construção de escolas, posto de saúde e outros equipamentos públicos."
Após as intensas discussões, um grupo de trabalho ficou responsável por sistematizar as considerações e propostas que saíram de cada eixo a fim de preparar o grupo para a próxima etapa do processo: A Oficina Participativa da Revisão do PDOT, agendada para o dia 25 de novembro, às 09:00, no Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus São Sebastião. A oficina visa promover uma leitura comunitária do território, permitindo a escuta da população em relação às suas necessidades e anseios.
A Reunião Livre representou um importante passo para envolver a comunidade na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de São Sebastião-DF. A participação ativa da população nesse processo se faz fundamental para construir um futuro mais inclusivo, sustentável e alinhado com os anseios de quem vive as lutas diárias no território de São Sebastião-DF.
Foto: Armanda Lima |
Nenhum comentário:
Postar um comentário