A comunidade da Aguilhada recebeu lideranças do Fórum de Organizações Sociais de São Sebastião neste sábado dia 21, para diálogo sobre saúde, política territorial e as pautas da área rural da comunidade. Na oportunidade houve eleição da nova Coordenação rotativa do Fórum e aprovou-se a formação de Grupo de Trabalho para reforçar a luta por um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
O encontro ocorreu na chácara da recém eleita Conselheira Tutelar, Marceli Brito, sede da Associação de Agricultores e Agricultoras Rurais do Pinheiral/Aguilhada.
Sob nova direção
A atividade teve o agradecimento da coordenação rotativa que deixou a gestão do Fórum nesse momento, com o professor Elias, Francisco Neri, Herlis Araújo e Robson, e assumiram a nova coordenação Anderson Diniz, Andreza Nascimento e Isaac Mendes.
Saúde mental
A pauta de saúde mental foi um dos pontos centrais do diálogo. O Fórum determinou a criação de Grupo de Trabalho para avançar na pressão para instalação do novo CAPS. O presidente do Conselho Regional de Saúde de São Sebastião, Davi Tayback, alertou que já houve indicação de terreno para essa instalação do CAPS mas precisa de acompanhamento para conclusão da demanda.
Francisco Neri, técnico em assistência social no CREAS da comunidade, destacou o desafio da demanda de saúde mental na comunidade. "Todos os dias temos demandas aqui no CRAS com pessoas em graves sofrimento mental e vícios", afirmou. O diretor do CED São Francisco, professor Mateus Costa, alertou sobre os graves riscos da questão de saúde mental na comunidade, lembrando as perdas por suicídio recentes na cidade.
PDOT
Outro ponto de pauta foi o convite aos integrantes do Fórum para realizar reunião livre preparatória para a oficina por RA que está marcada para acontecer no dia 25 de novembro, em São Sebastião, que discutirá a revisão do PDOT-DF (Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF) com foco na RA XIV. Assim, ficou definido que a reunião livre acontecerá no dia 04 de novembro (sábado), a partir das 08:00, no CED São Francisco. A reunião será amplamente divulgada e aberta a todos. O ex-administrador regional e histórica liderança Comunitária de São Sebastião, Josino Alves, lembrou que há nesse momento uma iniciativa do GDF via Terracap, para vender partes dos canteiros e vias de passagem de pedestres e ciclistas como pontos comerciais na Avenida São Sebastião (DF 463).
Manifesto pela Paz
O Fórum também acolheu como proposta das crianças da Brinquedoteca Ludocriarte o Manifesto pela paz, proposta de desenvolvimento de uma cultura de paz na comunidade. Manuela e Milena Borba, estudantes do projeto, leram parte do Manifesto que descreveu os principais eixos para a paz junto à mais de 300 estudantes de três escolas públicas de São Sebastião com projeto do _Fundo dos Direitos das Crianças e Adolescentes do DF (FDCA-DF).
Reportagem Vinicioz Bórba
Nenhum comentário:
Postar um comentário