Foto Nanah Farias |
O Domingo no Parque é um tradicional evento de natureza CULTURAL, realizado, desde 2010, pelo Coletivo de Artistas do Movimento Supernova, no PARQUE DISTRITAL DE SÃO SEBASTIÃO. Visa o fortalecimento da cena cultural da cidade, a valorização das manifestações artísticas tradicionais e populares e o incentivo à formação de plateia das mais diversas faixas etárias e condições socioeconômicas. Além de trazer visibilidade a artistas locais, também mobiliza ações pela recuperação e preservação da Unidade de Conservação.
Foto Edvair Ribeiro |
A Unidade de Conservação foi definida como Parque Ecológico em 1994, por meio do Decreto nº 15.898/1994, e, em 2014, foi recategorizada como Parque Distrital. Em 2010, o Parque foi revitalizado e recebeu alguns equipamentos públicos como o Teatro de Arena e a Oficina da Natureza. A Supernova participou da inauguração e, a partir de então, iniciou a ocupação da área com atividades e manifestações artísticas e culturais diversas. Porém, a falta de iluminação pública, a falta de parâmetros para disciplinar o uso público, a ausência de pontos de energia, banheiros e demais equipamentos, facilitaram o mau uso do Parque e tangenciaram a propagação da violência na área.
Tal fato incentivou o coletivo a ocupar a área com mais frequência. Assim, entre os anos de 2012 e 2019, o coletivo realizou 60 eventos que mobilizaram mais de 300 artistas e um público de aproximadamente 10 mil pessoas. Ao longo desses anos, a ocupação da UC catalisou importantes avanços no âmbito social, cultural e ambiental, como a instalação de iluminação pública, o estímulo à ocupação da área, redução dos índices de violência na área e a elaboração do Plano de Manejo da Unidade (documento essencial para se fazer qualquer tipo de ação no Parque).
Foto Isaac Mendes |
Na edição de 2022 o coletivo pretende oferecer ao público uma programação alternativa e diversificada. Além de trazer renomados artistas do DF, o evento incentiva artistas locais e iniciantes a apresentarem seu trabalho. A intenção é realizar um evento plural que perpasse pelas diferentes linguagens artísticas e atenda a todos os públicos. O coletivo também pretende intensificar a luta pela revitalização do Parque e pleitear a implementação dos projetos e da infraestrutura definidas no Plano de Manejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário