A imagética poética da HQ Lendas Inventadas chega à São Sebastião-DF

 

Foto: Isaac Mendes

No dia 09 de outubro de 2021, a Ludocriarte teve o privilégio de receber o pesquisador acadêmico de quadrinhos, diretor de arte para animação e excepcional ilustrador e quadrinista, @rc_lima_neto, que está em turnê pelo DF, para o lançamento da sua primeira HQ longa: Lendas Inventadas, cuja narrativa nos conduz por paisagens fantásticas de uma Brasília em nascimento, que vai muito além do plano piloto. O encontro contou com sessão de autógrafos e um bate papo sobre as inspirações do autor e seu processo criativo. 

Por meio dos quadrinhos, o autor nos apresenta um percurso fantástico sobre importantes regiões administrativas de Brasília que, por longa data, eram vistas apenas como satélites orbitando a capital do Brasil. As lendas são construídas sobre um fundo historiográfico com  pinceladas de muita imaginação que nos instigam a conhecer mais sobre o DF e suas memórias não oficiais. A inspiração e investigação do quadrinista perpassa por Taguatinga, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Guará, São Sebastião, Santa Maria, Samambaia e Recanto das Emas. 

As referências são apresentadas com muita criatividade. O Gavião Tesoura, por exemplo, nossa Asa branca do cerrado como mito fundador, cuja sombra foi alento aos trabalhadores que sofreram debaixo do sol escaldante. Ou o tijolinho que descobriu suas origens nas veredas de um vale verde rico em argila.

Foto: Noemi Marques

Foto: Isaac Mendes


Do encontro que se estabelece entre essas duas personagens, cria-se um campo onírico que transporta o leitor a um lugar de possibilidades extraordinárias, onde tamanduás bandeiras, samambaias, emas, lobos-guarás, caliandras e monumentos se amalgamam com uma variedade de ideias que provocam a imaginação acerca dos impactos do pouso do avião de concreto no centro do planalto.

As ilustrações comunicam além da imagética. Traços, cores peculiares e contrastes bem definidos dimensionam o universo poético da obra. O Claro e o escuro. O yin e o yang. O dia e a noite. A luz e a sombra. O calor e o frio. O tom sépia traz a cor da memória dos personagens que sonharam e realizaram a construção de Brasília. O confronto entre os diferentes sonhos conecta o imaginário do leitor ao início da criação e potencializa a magia desses lugares encravados no âmago da América Latina.

Leitura valiosa para leitores de todas as idades.

Foto: Darli Santos

Se você se interessou, peça o seu livro clicando aqui. A entrega é feita para todo o Brasil.



 

 


Eu Isaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram