Supernova e Cia Fábula: território cênico em ação

Texto: Paulo Dagomé

Apresentamos a seguir um breve histórico do Movimento Supernova para na sequência fazermos uma crítica a uma das nossas importantes parcerias: a Cia Fábula, companhia teatral voltada para o público infanto-juvenil no território brasiliense. Demonstraremos a relação entre os objetivos do nosso coletivo e a companhia teatral que, ao longo dos últimos cinco anos, tem composto e qualificado a programação dos eventos que realizamos.


A Associação Cultural Supernova atua há dez anos no território de São Sebastião /DF, realizando eventos e ações no campo da arte e da cultura com o objetivo de se tronar uma vitrine da produção artístico-cultural no território de São Sebastião e de outras regiões do DF, espacialmente no Parque Distrital do Bosque, onde realiza seu projeto mais relevante, o que possibilita tanto a divulgação do trabalho dos fazedores de cultura local quanto os cuidados com a preservação da Unidade de Conservação, para tanto conta com a colaboração e disponibilidade de diversos grupos e artistas como, por exemplo, a Cia Fábula.

O Movimento Supernova é uma organização da sociedade civil, reconhecida no Distrito Federal, que desenvolve projetos culturais com vista ao desenvolvimento social. Foi criado a partir da união de artistas de São Sebastião que, desde 2003, ainda com o nome de RADICAIS LIVRES, buscavam uma alternativa para mostrar seu trabalho artístico e que logo resultou em um evento realizado todos os meses, religiosamente, ao longo dos anos, em formato de SARAU, que circulou por várias casas de shows da cidade, tendo sido realizados cerca de 70 saraus no período e recebido cerca de 350 apresentações, entre bandas, grupos, músicos, dançarinos e poetas e que contemplava sua diversidade e anseio de realização artística.

https://issuu.com/movimentosupernova/docs/portfolio_radicais_livres

https://www.youtube.com/watch?v=sRpMW7YHFVY&t=4s

https://www.youtube.com/watch?v=AOQc5mdHOCM&t=9s

Em 2010 uma dissidência nos Radicais Livres provocou a saída dos pioneiros fundadores do coletivo e estes se reagruparam e fundaram a Associação Cultura Supernova que formalizou-se como Organização da Sociedade Civil (OSC) em 2013 e tornou-se referência cultural e artística no Distrito Federal pelas ações desenvolvidas, entre as quais destaca-se o DOMINGO NO PARQUE. Hoje já são mais de 160 saraus realizados e cerca de 700 apresentações passaram pelos eventos realizados pelo movimento.


Formado por jovens participantes das atividades do grupo, em sua maioria moradores de São Sebastião, o grupo organizou nesse período dezenas de oficinas, cursos, workshops, palestras, escolinhas e, principalmente os SARAUS — ferramenta usada como meio e não como fim — com o objetivo de fomentar e incentivar o desenvolvimento sociocultural da população de São Sebastião, possibilitando que essas pessoas (re)descubram suas habilidades e potencialidades, que as diferentes gerações se integrem e dialoguem e, com isso se formem e reconheçam a identidade local e novas perspectivas de futuro para todos. Temos orgulho de afirmar que uma grande maioria de artistas do Distrito Federal já participaram das atividades do movimento.

https://www.youtube.com/user/movsupernova

https://issuu.com/movimentosupernova/docs/portfolio_movimento_supernova_-_201

https://www.youtube.com/channel/UC0tuYCj_lqPkqRwzGXjPzmg

O Movimento Supernova dispõe em seu programa de projetos voltados para as várias manifestações culturais, visto se tratar eminentemente da realização de saraus, os quais trazem em seu bojo o condão de receber tanto espetáculos artísticos variados como rodas de conversa, palestras e oficinas nas áreas de pintura, artesanato, dança, teatro, literatura, cordel, além de receber grupos da tradição popular como bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, capoeira, exposições, uma vez que serve como vitrine para essas manifestações por conta da falta de equipamentos culturais na cidade para receber tais eventos.

Produzimos um evento mensal chamado DOMINGO NO PARQUE que acontece no Parque Ambiental do Bosque de São Sebastião — DF, cujo objetivo é ocupar o espaço público e ampliar o acesso à cultura. Desenvolvido desde 2010 levando atividades artísticas e de lazer à comunidade, ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de revitalização do espaço ecológico. Os eventos acontecem sempre no terceiro domingo do mês. A cada edição são convidados artistas da cidade e de outras regiões de Brasília para apresentações gratuitas. Na programação, música, poesia, teatro e cinema para todas as faixas etárias.



Um dos parceiros no cumprimento da missão de entreter, com informação e formação, crianças e adolescentes frequentadores do evento no parque é a Cia Fábula, que, ao longo do tempo, vem contribuindo com nossas atividades, trazendo para nossa comunidade espetáculos que normalmente só são acessíveis aos moradores do centro da cidade e frequentadores de shopping centers.

Essa parceria tem como âncora o trabalho de Kelly Costty, moradora da nossa cidade e frequentadora dos nossos saraus que, por conta dessa relação estreita com nosso trabalho, começa suas apresentações nos nossos eventos ainda como Cia teatral Três Amiguinhos e avança ao longo do tempo com a atual Cia Fábula. Com esses dois empreendimentos pudemos realizar vários eventos dos quais destacamos aqueles que apresentamos abaixo em formato de cartazes de divulgação.






No mês de outubro de 2020 mais uma vez estivemos juntos durante a realização do projeto Mosaico cultural onde nós da Supernova e a Cia Fábula apresentamos saraus e workshops em formato virtual durante um mês inteiro de atividades.

Às vezes com remuneração e outras tantas vezes de forma voluntária, a Cia Fábula tem estado pressente nos nossos trabalhos dando sua contribuição para a o fortalecimento da ação cultural em nossa cidade e tem sido profícuos os resultados dessa parceria, tanto no sentido cultural como sócio-político e vislumbramos muitas ações futuras como forma de contribuir para a emancipação da nossa comunidade através da arte e da cultura com especial atenção ao trabalho cênico da Cia Fábula.


 

Eu Isaac

Um comentário:

Instagram