Aconteceu nesse último final de
semana (09.11.19) o III Seminário Ação em Rede, realizado pela Associação Ludocriarte em
parceria com o IFB - Campus São Sebastião e diversas organizações da sociedade
civil atuantes no território.
O seminário foi parte do projeto
AÇÃO EM REDE e encerrou uma caminhada de um ano ao lado de 07 Organizações da
Sociedade Civil (OSC’s) atuantes no território de São Sebastião que participaram ativamente do processo de fortalecimento,
qualificação e ordenamento jurídico-contábil para atuarem na execução de
Políticas Públicas no campo da infância e juventude. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na atividade.
São Sebastião é reconhecida pela
forte atuação de diversas Organizações da Sociedade Civil no campo da arte,
cultura, educação e assistência social. Mesmo assim, durante muitos anos (2007
a 2016) o Fórum de Entidades Sociais que esteve ativo na organização e mobilização
desses grupos, identificou fragilidades no processo de ordenamento institucional
dessas organizações, tais como: ausência de instrumentais técnico-profissionais,
como planejamento estratégico das ações, dificuldade para captar, mobilizar
recursos, prestar contas etc.
É nesse contexto que surge a proposta
de formação do Projeto Ação em Rede que realizou, ao longo de um ano, 512 horas
de atividades formativas, supervisão metodológica, oficinas temáticas de
formação e qualificação, seminários, acompanhamento contábil-jurídico e
participação política dos jovens participantes, beneficiando diretamente 21
bolsistas e 21 dirigentes.
As oficinas temáticas de
capacitação, formação e qualificação foram elaboradas pela D&M consultoria representada
por Dilma Rodrigues e Milda Moraes que abordaram uma metodologia calcada nos princípios
da Educação Popular. Os conteúdos abarcaram três grandes eixos: princípios,
fundamentos teóricos práticos e gestão institucional, governança no terceiro
setor e sustentabilidade institucional.
O acompanhamento jurídico-contábil ficou sob a responsabilidade da Flores Contabilidade, representada por
Cida Flores e Renata Melo. A grande missão das duas profissionais foi iniciar o processo de
cadastramento das 07 organizações junto ao CDCA/DF, auxiliando na elaboração do
plano de trabalho, reformulações de estatutos e contabilidade.
Foram realizados 3 seminários ao
longo desse período que contou com ampla participação da comunidade e com a
parceria do IFB – Campus São Sebastião. O primeiro seminário abordou o tema
Crianças e Adolescentes no circuito das Políticas Públicas, o segundo abordou a temática Governança no Terceiro Setor e o último trouxe reflexões acerca da
sustentabilidade financeira das OSC’S: como captar recursos. Foram convidados para palestrar, dois
grandes nomes: Fábio Deboni (DF) e Carol Zanoti (SP).
O encontro iniciou com a apresentação do projeto e os agradecimentos de Milda Moraes. Em sua apresentação de slides, ela apresentou o percurso e o crescimento de cada uma das instituições e da equipe que trabalhou unida para executar o projeto com qualidade e objetividade. Milda presenteou a Ludocriarte com um lindo quadro de São Francisco de Assis. Na sequência rolou um bate papo descontraído com Isaac Mendes. Três jovens e três dirigentes representaram suas instituições. Eduarda Sousa (Evolução), Quezia Santos (ATBR) e Caio Augusto (Casa de Cultura) representaram os 21 bolsistas integrantes do projeto e Roberto Santos (SSEC), Francisco Temóteo (Nação Zumbi) e Ana Carolina (Projeto Campeão) representaram os dirigentes das 07 organizações participantes. Os jovens falaram sobre a importância do projeto em suas vidas, os momentos mais marcantes e o aprendizado que tiveram ao longo desse tempo. Os dirigentes destacaram o crescimento de suas instituições, a possibilidade de atuar junto aos jovens, quebrando o paradigma de que o corpo diretivo da organização é sempre composto pelos "velhos" e refletiram sobre os novos desafios que terão pela frente.
O encontro iniciou com a apresentação do projeto e os agradecimentos de Milda Moraes. Em sua apresentação de slides, ela apresentou o percurso e o crescimento de cada uma das instituições e da equipe que trabalhou unida para executar o projeto com qualidade e objetividade. Milda presenteou a Ludocriarte com um lindo quadro de São Francisco de Assis. Na sequência rolou um bate papo descontraído com Isaac Mendes. Três jovens e três dirigentes representaram suas instituições. Eduarda Sousa (Evolução), Quezia Santos (ATBR) e Caio Augusto (Casa de Cultura) representaram os 21 bolsistas integrantes do projeto e Roberto Santos (SSEC), Francisco Temóteo (Nação Zumbi) e Ana Carolina (Projeto Campeão) representaram os dirigentes das 07 organizações participantes. Os jovens falaram sobre a importância do projeto em suas vidas, os momentos mais marcantes e o aprendizado que tiveram ao longo desse tempo. Os dirigentes destacaram o crescimento de suas instituições, a possibilidade de atuar junto aos jovens, quebrando o paradigma de que o corpo diretivo da organização é sempre composto pelos "velhos" e refletiram sobre os novos desafios que terão pela frente.
Em seguida, Dilma Rodrigues convidou o primeiro palestrante do dia para apresentar a temática. Fábio Deboni, Engenheiro Agrônomo, mestre em recursos florestais pela ESALQ/USP, gerente-executivo do Instituto Sabin e membro do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) trouxe importantes considerações sobre o tema proposto a partir da sua vasta experiência e engajamento em institutos e fundações, no campo das finanças sociais e negócios de impacto. Fábio iniciou apresentando o contexto atual do terceiro setor. Captadores vs. Investidores, transparência (compliance), relevância socioambiental, redução do investimento por parte do poder na área do terceiro setor etc. O palestrante convidado trouxe uma importante reflexão sobre geração de receita e pensamento corporativo. “Será que as ONG’s sabem ser um negócio?”. Fábio destacou 7 pontos principais onde as organizações têm falhado: Cultura organizacional, relações frágeis com os financiadores, erros de aproximação com os mesmos, atrasos na entrega dos produtos, pós-venda e diversificação. Por fim, nos apresentou projetos inspiradores no DF, tais como: Casa do Carinho, Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, Amigos da Vida, Me viro, Abrace, Revista Traços etc. Fábio também é escritor de diversos artigos e está lançando seu novo livro - Impacto na Encruzilhada - disponível aqui: https://mymag.com.br/.
A segunda palestrante do dia foi
a associada e membro do conselho consultivo da Diálogo Social – Instituto
Filantropia, Sra. Carol Zanoti. Teóloga e filósofa graduada pela FAI/SP, atua
há mais de 30 anos na área social, com especialidade em desenvolvimento,
acompanhamento e avaliação de projetos, capacitação socioeducacional,
arquitetura institucional e planejamento estratégico. Carol nos apresentou uma
outra perspectiva na forma de lidar com recursos. "Ao invés de captar, devemos
mobilizar recursos" que abrange apoio político, de recursos humanos, materiais e
financeiros próprios e/ou de terceiros. Carol destacou que mobilizamos recursos para uma causa, não para a instituição e nos lembrou que não somos mais entidades sem fins lucrativos, pois, a partir do MROSC, as instituições passaram a ser organismos vivos (organizações sociais). Destacou também que quando olhamos para as potencialidades do que temos, saímos do papel de "colonizador", de "salvador do mundo", e vamos para um papel de cocriador, reconhecendo o outro e as potencialidades presentes no território. Outro ponto levantado por
Carol Zanoti é que muitas OSC’s confundem causa com público-alvo. “Causa é a
situação que comove, é a finalidade, mas esta não deve focar na miséria e sim nas potencialidades. É algo contextualizado.”, explica. Para exemplificar,
ela falou da causa da assistência social no Brasil: “fortalecer vínculos e
convivência”. De acordo com a especialista é fundamental ter muita clareza da
causa da organização, já que os objetivos devem ser pensados a partir dela, e introduziu o conceito de tecnologia socioambiental.
Após a fala de Carol, aconteceu um rico momento de debate onde o público teve a oportunidade de
compartilhar seus anseios e dúvidas com os palestrantes. Ao final, foi
realizada a entrega dos certificados para os 21 jovens bolsistas e 21
dirigentes das 07 instituições participantes que celebraram e cantaram juntos a
música “A paz é a gente que faz”.
Aprendemos muito nesta trajetória, partindo de nossa realidade coletiva e transversal e maturamos em grupo instrumentos para o desenvolvimento institucional das nossas organizações. Assim, compreendemos que contribuímos para o fortalecimento no Terceiro Setor, oferecendo ferramentas para enfrentar os principais desafios postos pela atual conjuntura brasileira e estimulando o exercício criativo da sustentabilidade.
Aprendemos muito nesta trajetória, partindo de nossa realidade coletiva e transversal e maturamos em grupo instrumentos para o desenvolvimento institucional das nossas organizações. Assim, compreendemos que contribuímos para o fortalecimento no Terceiro Setor, oferecendo ferramentas para enfrentar os principais desafios postos pela atual conjuntura brasileira e estimulando o exercício criativo da sustentabilidade.
ASSOCIAÇÃO PARA PROJETOS SOCIAIS – EVOLUÇÃO |
INSTITUTO COMUNIDADE – EDUCAÇÃO E CIDADANIA |
SÃO SEBASTIÃO ESPORTE CLUBE |
CASA DE CULTURA E EDUCAÇÃO PERMANENTE |
ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES DE BAIXA RENDA - ATBR |
CENTRO DE FORMAÇÃO E CULTURA NAÇÃO ZUMBI |
PROJETO SOCIAL CAMPEÃO NO ESPORTE E NA VIDA |
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Fotos: Daniel Araujo, Gisele Silva, Nathalia Silva e Bruna Lima
Fotos: Daniel Araujo, Gisele Silva, Nathalia Silva e Bruna Lima
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