terça-feira, 13 de novembro de 2018

Sarau Supernova encerra a II Semana Acadêmica de Pedagogia no IFB de São Sebastião

O Sarau Supernova, no IFB-SS, fechou a II Semana Acadêmica de Pedagogia e celebrou a resistente interconexão entre educação e cultura, escola e comunidade.



Realizamos, na manhã do dia 09 de novembro de 2018, um SARAU, com duração de duas horas, para cerca de 30 estudantes e professores do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. O Sarau integrou as atividades da II Semana Acadêmica de Pedagogia do IF, um evento gratuito, anual, organizado por estudantes e professores/as do Instituto Federal de Brasília do Campus supracitado e recebeu estudantes de outras Regiões Administrativas do DF. O tema do evento, esse ano, foi: “A Práxis Pedagógica: formação e atuação docente”.
O Sarau Supernova teve a seguinte programação:

·         Exposição de Fanzines (Ricardo Caldeira e devana babu)
·         Considerações sobre “práticas comunitárias de fruição cultural” (Isaac Mendes)
·         Isaac Mendes (música & poesia)
·         devana babu (música & poesia)
·         Paulo Dagomé (música & poesia)
·         Calcifer Zecaiê (música & poesia)
·         Momento livre de poesia
·         MC Caixeta (hip hop)
·         Apresentações artísticas diversas (estudantes do IFB)


As falas iniciais foram no sentido de apresentar o MOVIMENTO CULTURAL SUPERNOVA que, ao longo dos últimos 8 anos, oferece, para a população de São Sebastião, acesso às mais diversas manifestações culturais, além de criar espaços propícios para que artistas locais possam divulgar seus trabalhos e possibilitar que cada cidadão participe e reconheça a cultura alternativa local.
Isaac Mendes, coordenador da Supernova, teceu considerações sobre como se concebe um sarau, as principais dificuldades para a realização do mesmo, sobre a resistência cultural de vários segmentos artísticos da cidade, a importância de manter ativa e valorizar a cena cultural local, os saraus como experiências de fruição e difusão literária e como os mesmos vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas como uma maneira de fortalecer as identidades de comunidades Brasil à fora, abordando, assim, a temática: “Práticas comunitárias de fruição cultural”.


Em seguida, junto aos demais artistas do coletivo Supernova, passou a demonstrar, na prática, como se dá o funcionamento do mesmo, montando e testando o equipamento, tocando, cantando, recitando, fotografando, filmando e incentivando os presentes a interagirem. Dessa maneira, o evento possibilitou ao público vivenciar como um sarau funciona efetivamente, com apresentações musicais, recital de poesia, intervenções cênicas, exposição de artes plásticas e muita espontaneidade.



A participação de estudantes, professores e professoras durante o sarau foi bastante significativa, pois criou uma atmosfera descontraída e incentivou a participação dos estudantes que se desafiaram diante do público e apresentaram a sua arte.
Para a divulgação do evento, a comissão organizadora criou um evento no site EVEN 3 que pode ser conferido pelo link: https://www.even3.com.br/ifbsemaped. O evento também foi divulgado no canal de notícias locais S2NEWS e pode ser conferido por meio do link: http://s2news.com.br/sarau-da-supernova-com-mc-caixeta-nesta-sexta-no-ifb/.
O sarau foi apresentado por Isaac Mendes e o registro fotográfico foi feito por diversos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário